Impressão editorial: como imprimir livros, HQs e mangás

O mercado editorial continua crescendo. O primeiro semestre de 2021 mostrou um crescimento de 48,5% nas vendas de livros em relação ao mesmo período de 2020. Para atender a essa demanda, é preciso investir em uma impressão editorial de qualidade.

Além disso, os mangás e as revistas em quadrinhos parecem estar passando por uma nova era de ouro, que deve bastante à popularização dos filmes de heróis e dos animes.

Apesar de estarmos na terceira década do século XXI e as tecnologias parecerem estar substituindo tudo, o livro não está nem perto de desaparecer das prateleiras das lojas, nem das casas dos leitores.

Mesmo com a popularização dos e-readers, tablets e outros aparelhos, a indústria tem mostrado que há espaço para todos.

Na hora de entregar a melhor experiência para os leitores, uma impressão editorial de qualidade é um dos principais itens da lista. Por isso, queremos falar tudo sobre como imprimir o melhor livro, mangá ou HQ possível! É só acompanhar o artigo até o final.

O que é impressão editorial?

Em primeiro lugar, é importante falarmos do básico: a impressão editorial é o tipo de impressão que trabalha com livros, revistas, jornais, manuais, etc.

Hoje vamos falar de alguns dos principais veículos e algumas características importantes na hora de imprimir cada um deles. Olha só:

Livro

O livro é uma das mídias mais antigas do mundo. A praticidade desse veículo e sua capacidade de disseminar informação de forma duradoura e simples faz dele um dos meios mais populares de propagação de conteúdo.

O livro pode existir em diversos formatos, como:

Como falamos no início do artigo, mesmo com o crescimento das mídias digitais, o livro continua muito popular, principalmente pelo crescimento do interesse dos jovens e adolescentes.

Um detalhe importante nessa nova geração de livros é que as edições mais recentes têm investido em projetos gráficos chamativos, capas bem trabalhadas e acabamento de altíssima qualidade, tudo para conquistar o leitor!

HQs e Graphic Novels

Os famosos quadrinhos, também conhecidos como HQs, comic books ou – em algumas edições e temas – graphic novels, têm alcançado uma popularidade enorme nos últimos anos.

Essa mídia é primariamente visual, podendo ser impressa em preto e branco ou em cores, mas independente da opção, a qualidade do material precisa ser alta, para que as imagens sejam impressas de forma clara e o texto – ainda que não seja tão presente quanto nos livros – seja legível.

Mangás

As histórias japonesas também vêm crescendo muito no mundo todo. Assim como os quadrinhos ocidentais, os mangás trazem histórias de muitos gêneros diferentes.

Na hora da impressão editorial, é preciso se atentar à qualidade do papel e das capas, sempre entregando o melhor até para o leitor mais exigente. Materiais de baixa qualidade, que não abrem ou que estalam, comprometem a experiência do leitor e prejudicam a editora

Além disso, grande parte dos mangás são colecionados e fazem parte de séries com muitos volumes, então é preciso que o papel escolhido ofereça clareza e durabilidade!

O que levar em conta na hora de fazer uma impressão editorial

Se o objetivo é entregar o melhor para o leitor, existem alguns passos que precisam ser seguidos na hora de imprimir um livro, HQ, mangá ou qualquer outro material para evitar problemas.

Olha só o que deve conduzir esse processo:

Propósito do material

Esse é o ponto inicial na hora de pensar na impressão: qual o propósito desse material?

Por mais boba que essa pergunta possa parecer, isso faz total diferença. Por exemplo, um livro de mesa de centro tem um propósito diferente do que um romance, enquanto um livro didático para um universitário tem um propósito diferente de um livro de culinária.

Deu pra entender? O público e o uso do material são muito importantes para a impressão. Cada um irá pedir por um certo tipo de diagramação, um papel diferente, etc.

Projeto gráfico e diagramação

A partir da definição do propósito e do público alvo, é preciso pensar em todo o projeto gráfico e na diagramação do produto final.

Aqui entra o design da capa, o tamanho e o tipo da fonte, possíveis imagens, ilustrações, gráficos, entre outros pontos para proporcionar a melhor experiência de leitura.

Tipo de papel

Pode parecer que não, mas a escolha do tipo de papel ideal para seu produto editorial faz toda a diferença! O papel influencia nas cores, no peso, na qualidade, no preço e na experiência do leitor.

Olha só os principais papéis usados na impressão de livros, HQs e mangás:

Papel jornal

O papel jornal é um tipo de papel mais simples. Ele é poroso e tem uma aparência acinzentada.

A qualidade dele não é das melhores, mas ele é mais barato que os outros tipos de papel para impressão editorial, porém tem um valor percebido mais baixo também, além de ser pouco durável.

É comum vermos o papel jornal em livros estrangeiros, livros de banca, mangás e alguns gibis mais baratos, porém é raro vermos esse tipo de papel sendo usado em livros comerciais de alta tiragem ou de grandes editoras.

Papel offset

Esse tipo de papel é bem parecido com o papel sulfite. Ele é fino e branco e também tem um custo mais baixo.

Por ser branco – também chamado de alta alvura – o papel offset é um exemplo claro de que o propósito do produto precisa ser levado em conta na hora da impressão. É comum vermos o offset em livros didáticos, mas é mais raro encontrarmos esse papel em romances, por exemplo.

Isso acontece porque o papel branco não é tão confortável de se ler por muito tempo, já que reflete mais a luz e cansa os olhos. Como os romances são livros de leitura contínua, esse papel acaba não sendo muito utilizado para esse fim.

Já os livros didáticos não costumam ser de leitura contínua, e sim de leitura mais interrompida ou para consulta. Além disso, esses materiais podem vir com mapas, gráficos e tabelas. O destaque e a fidelidade da folha branca ajudam bastante nisso.

Esse papel também é usado em alguns mangás e HQs, e é um papel econômico e bastante popular.

Papel off white (papel pólen)

O papel off white, também conhecido pelo seu nome comercial, é o queridinho dos leitores. Isso acontece porque ele é muito usado em romances e é bastante confortável para ler por longos períodos – ideal para os amantes da leitura.

Esse papel tem uma coloração bege, que é pouco agressiva aos olhos, e tem uma textura lisa, bastante agradável ao toque.

Papel couchê

O papel couchê é um papel offset revestido. Esse material pode ser brilhoso ou fosco.

O couchê é muito usado em livros, HQs e mangás. Sua cara de premium dá ao livro um alto valor percebido, e é muito bom para deixar as cores mais vivas e fiéis. Por conta disso ele é muito usado em livros de mesa de centro, de fotografia e de arte.

Material da capa

Se o papel do miolo é importante, a da capa também é, afinal, apesar de todo mundo falar que não se deve julgar um livro pela capa, ela é o cartão de visita do produto.

As capas podem ser duras ou flexíveis, e costumam ser feita dos mesmos tipos de papel que são usados no miolo, só que com uma gramatura mais alta.

É possível inovar bastante na capa: ela pode ser fosca, brilhante, colorida, preta e branca, com verniz localizado e muito mais!

Um papel bastante usado nas capas, seja de livros, HQs ou mangás e o papel triplex ou papel supremo, que une resistência, textura e beleza.

Como fazer a escolha da gráfica certa

Na hora de escolher uma gráfica para imprimir seu livro, qualidade é a prioridade número 1. Uma gráfica de qualidade precisa:

A Corprint tem mais de 35 anos de vida. Sabemos que na hora de imprimir o nome da sua editora e encantar seus leitores, tudo precisa ser bem pensado.

Temos muita experiência no mercado de impressão editorial, seja com livros didáticos, HQs, mangás e muito mais. Se você precisa de serviços de impressão, entre em contato com a gente e peça um orçamento clicando aqui!

Utilizamos seus dados para oferecer uma experiência mais relevante ao analisar e personalizar conteúdos e anúncios em nossa plataforma e em serviços de terceiros. Ao navegar pelo site, você nos autoriza a coletar estes dados e utilizá-los para estes fins. Consulte nossa Política de Privacidade em caso de dúvidas.