Impressão de livros didáticos: o que levar em conta?

A organização do conhecimento através da escrita foi uma das maiores revoluções da história do mundo. Muitos anos depois, com a invenção da imprensa, o conhecimento contido nos livros pôde ser distribuído a todos, até chegar nos livros didáticos que conhecemos hoje.

Poder fazer parte da distribuição de conhecimento é um grande privilégio, e a impressão de livros didáticos precisa de muita atenção e cuidado, para que cada leitor possa aproveitar ao máximo o conteúdo escrito nesse material.

No artigo de hoje aqui do blog da Corprint iremos falar tudo sobre a impressão de livros didáticos!

O que são livros didáticos?

Os livros didáticos, também conhecidos informalmente como “livros de escola”, são livros pedagógicos que reúnem o conhecimento em uma determinada disciplina de estudo.

Esses livros podem ser abrangentes, como os usados em escolas, ou muito específicos, como os usados em cursos superiores ou outras instituições de ensino.

Os livros didáticos suprem a necessidade de ter o conhecimento organizado e compilado em uma ordem lógica, ou seja, para que o leitor possa terminar o livro com um conhecimento completo sobre o assunto proposto.

É claro que nenhum livro fala tudo o que pode ser falado sobre um assunto, mas contribui para que esse conhecimento seja acessível aos leitores.

Não é de hoje que os livros são usados para compartilhar conhecimentos científicos. No Brasil, grandes educadores se propuseram a compilar informações relevantes em suas áreas de estudo em forma de livros didáticos.

Hoje em dia, esses materiais estão presentes em salas de aulas, casas e bibliotecas no mundo todo, e são uma ferramenta essencial para o avanço da sociedade.

Mas como eles são feitos?

O que levar em conta na hora de imprimir livros didáticos

O livro didático é um material editorial. A experiência de leitura é um dos pontos de principais preocupações em um projeto de livros didáticos. É preciso garantir que o livro seja um veículo para o conteúdo que está dentro e que enriqueça a experiência do leitor e não atrapalhe.

Separamos algumas coisas que precisam ser consideradas para evitar problemas na hora de imprimir um livro didático com qualidade. Olha só:

Propósito do livro

Pode parecer que não, mas o propósito por trás de um livro didático tem um grande impacto sobre como ele é impresso.

Por exemplo: se pegarmos um livro didático de fotografia e outro de matemática, seus projetos gráficos serão totalmente diferentes. Por consequência, a impressão deles também será.

Além do tipo de disciplina abordada, é preciso considerar o público-alvo do material. Aquilo que funciona para crianças do segundo ano é bem diferente do que precisa estar em um livro usado no ensino superior.

Esses fatores irão impactar diretamente em todas as escolhas que falaremos a seguir.

Tipo de papel usado

Assim como os mangás, os livros didáticos podem ser impressos em diferentes tipos de papel. É importante notar que a escolha do papel tem impacto direto no custo do livro, e deve ser pensado de acordo com o propósito do material.

Os principais tipos de papel usados em livros didáticos são:

A escolha do papel também irá impactar no peso final do produto, o que também afeta o preço.

Impressão em preto e branco ou em cores

Outro fator a ser considerado é se o material será impresso em cores ou em preto e branco.

Muitos livros escolares são impressos em cores, o que eleva o custo mas também entrega uma experiência melhor e mais envolvente para os leitores, com imagens e ilustrações. Por outro lado, vemos que muitos livros didáticos voltados para graus mais altos de educação tendem a ser impressos em preto e branco.

Capa e acabamento

O tipo de encadernação e o acabamento da capa também são centrais no projeto de um livro didático.

Existe a encadernação em espiral plástica e a tipo wire-o, comuns na impressão de apostilas, porém, quando falamos de livros, a encadernação é do tipo lombada quadrada, como livros de capa flexível ou dura comuns.

Capacidade de impressão da gráfica

Esse item é um pouco diferente dos outros, mas está diretamente relacionado ao projeto de impressão.

Livros didáticos podem ter tiragens bem grandes, dependendo do público alvo. Na hora de escolher uma gráfica, é preciso considerar a capacidade de entrega, para evitar problemas com atrasos na produção.

Qualidade da gráfica

Por fim, mas não menos importante, é preciso considerar com cuidado a qualidade dos serviços oferecidos pela gráfica. Tomar uma decisão errada pode custar muito caro, seja em preço ou em qualidade do produto final. Por isso, é importante fazer uma boa escolha.

Corprint: qualidade de impressão de livros didáticos

Se sua editora tem um projeto de livro didático, nós podemos fazer parte disso! São mais de 36 anos de experiência em atender clientes e dar vida às letras, participando ativamente do mercado editorial e entregando qualidade de verdade.

Imprima seu livro didático conosco, é só entrar em contato pelo formulário abaixo para falarmos sobre seu projeto. Nos vemos logo!

Utilizamos seus dados para oferecer uma experiência mais relevante ao analisar e personalizar conteúdos e anúncios em nossa plataforma e em serviços de terceiros. Ao navegar pelo site, você nos autoriza a coletar estes dados e utilizá-los para estes fins. Consulte nossa Política de Privacidade em caso de dúvidas.