Como começar a ler mangás? [Guia rápido]

Começar um hobby novo sempre é divertido: video games, jogos de tabuleiro ou esportes são excelentes formas de desenvolver habilidades, conhecer pessoas e se divertir. Dentre todas as opções, cada vez mais pessoas têm começado a ler mangás, as histórias em quadrinhos japonesas.

Porém, da mesma forma que esses hobbies são divertidos, pode ser desafiador começar. São muitas opções! Qual o melhor, quanto custa, onde compra, etc., são todas perguntas que passam pela cabeça de quem está começando a se aventurar num novo universo, e quando o assunto é mangá, estamos aqui pra te ajudar!

Vem com a gente descobrir tudo sobre o incrível mundo – ou os incríveis mundos – dos mangás!

O que são mangás

Se você está aqui, provavelmente já sabe o que são os mangás, mas não custa nada aprofundarmos um pouco. E caso você não saiba, pode ficar tranquilo que vamos falar sobre tudo sobre o assuntor.

Bom, de forma bem direta, os mangás são revistas em quadrinhos japonesas. Essas revistas usam elementos visuais como desenhos, quadros, balões de fala, etc., para desenvolver a história e conduzir a narrativa.

A palavra “mangá” é a junção de 漫 (man = involuntário, irresponsável, divertido) e 画 (gá = imagem, desenho). Se traduzirmos, podemos entender essa palavra como imagens divertidas, ou seja, quadrinho!

Isso não quer dizer que o mangá só possa ser feito no Japão. Apesar da origem ser japonesa, o mangá se tornou um estilo, tanto de história quanto de desenho, que se espalhou por todo o mundo. Inclusive, existem mangás brasileiros!

Essa variedade é um dos motivos do sucesso dos mangás: não há limites para os tipos de histórias que podem ser contadas. Ao mesmo tempo, pode ser um desafio saber por onde começar, que histórias escolher e como lê-las. E é sobre isso que vamos falar agora.

Ler mangás: por onde começar?

Agora que lidamos com a parte de como ler mangás, precisamos resolver a questão de quais são os melhores mangás para você iniciar sua jornada.

Como falamos, existem muitas opções, mas separamos algumas dicas que vão te colocar na direção certa (e vamos fazer algumas recomendações também, é claro!)

1) O que você gosta?

Pode parecer óbvio, mas diferentes estilos agradam diferentes pessoas. Podemos ver boas histórias sobre a vida cotidiana, mundos fantásticos ou viagem espacial, cada uma pode fazer o gosto de uma pessoa diferente, ou até da mesma pessoa.

Na hora de começar a ler mangás, pode ser mais fácil começar por histórias com temas que você já sabe que te agradam, para que você possa conhecer o estilo do mangá e o que a nona arte japonesa tem a oferecer. Isso não quer dizer que você não pode experimentar e testar coisas novas, essa é uma boa opção também.

Os mangás abordam vários gêneros, como mistério, fantasia, sci-fi, slice of life (vida cotidiana), mecha (robôs gigantes), terror, comédia, ação, drama. As possibilidades são infinitas.

2) Conheça os tipos de mangá

Falamos dos gêneros das histórias, mas você sabia que existem tipos diferentes de mangá? Cada um deles é categorizado de acordo com o público-alvo para quem essas histórias são direcionadas. Isso não quer dizer que você não possa ler algo que não seja direcionado a você, muito pelo contrário, isso é bem comum.

Olha só os tipos (públicos-alvo) mais comuns:

Shounen

Os shounen são os mangás direcionados aos garotos. Esse tipo de mangá é repleto de lutas, muita ação, rivalidades e interesses amorosos. Com certeza os mangás mais populares entre os leitores são os shounen. Nesse grupo temos ótimas recomendações como:

Todos esses são mangás muito conhecidos, o que pode ajudar bastante na hora de compartilhar com amigos e achar conteúdo sobre eles na internet.

Shoujo

Os mangás shoujo são as histórias voltadas ao público feminino jovem – para as meninas. Essas revistas tem muito romance e costumam se passar no ambiente colegial. Mas não se engane: os shoujo podem surpreender com sua ação. Entre eles, os mais recomendados para começar são:

Kodomo

Os kodomo são os mangás que conquistam as crianças. Com histórias mais simples mas cheias de amizades, aventuras e descobertas, com certeza você conhece alguns kodomo bem famosos:

Seinen

Os mangás seinen são voltados para os leitores mais velhos, especialmente os homens com idade de 20 pra cima. Essas histórias costumam ser mais sérias ou sombrias, com traços de violência e até mesmo terror, em alguns casos.

Alguns mangás seinen para começar a ler:

Josei

Assim como os seinen são voltados para os homens, os mangá josei são voltados para as mulheres, com temas voltados para a vida adulta, como romances mais reais, desafios da vida, etc. Alguns mangás da categoria:

3) Comece do começo

Os mangás são organizados em volumes, por isso é muito importante que você sempre comece do volume 1, é claro, para que você consiga acompanhar toda a história desde o começo.

Pra isso, dê preferência por histórias com menos volumes, assim você consegue ir do início ao fim sem gastar muito!

4) Fale com amigos

Os amigos são uma das melhores partes dos hobbies. É muito bom poder compartilhar ideias, mangás, receber recomendações e até discutir sobre as histórias, seja de forma virtual ou em qualquer lugar.

Na hora de começar a ler, peça recomendações para aqueles amigos ou colegas que você sabe que gostam de mangás. Essa pode até ser uma boa forma de fazer novas amizades.

5) Acompanhe o blog da Corprint

Se você quer continuar antenado em tudo o que acontece no mundo dos mangás, é só continuar aqui no blog da Corprint!

Começar a ler mangás pode ser um desafio, mas sabemos que esse é só o início dessa jornada. Acesse o blog para saber mais!

Utilizamos seus dados para oferecer uma experiência mais relevante ao analisar e personalizar conteúdos e anúncios em nossa plataforma e em serviços de terceiros. Ao navegar pelo site, você nos autoriza a coletar estes dados e utilizá-los para estes fins. Consulte nossa Política de Privacidade em caso de dúvidas.